sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Vereador Roque realiza palestra para os alunos da Escola Reverendo Otacílio Alcântara

O vereado Roque Nilson realizou uma palestra na manhã desta quarta-feira, 31 de julho de 2013, na Câmara de Vereadores de Mairi, com a presença dos alunos da Escola Reverendo Otacílio Alcântara.

O vereador Roque falou sobre o papel do vereador na Câmara, diferença do Poder Legislativo e Poder executivo, respondeu as perguntas dos alunos e falou de outros assuntos.

Roque explicou para os alunos que o vereador tem a incumbência de legislar, fiscalizar e julgar. Falou que o vereador é escolhido pelos eleitores para ser empregado da comunidade, votar em nome do povo e cuidar das leis, desde sua elaboração até o seu cumprimento.

Cabe ao vereador legislar (Propor, debater e aprovar as leis de interesse do município e da população). Pode propor alteração na Lei Orgânica Municipal, além de analisar e aprovar o Orçamento Municipal.
“Se o vereador tiver compromisso e conhecimento, estará valorizando o seu mandato e obtendo o respeito e a admiração dos eleitores mairienses”, disse Roque.

A Câmara Municipal é o Poder Legislativo do Município, independente e harmônico com o Executivo, buscando organizar a vida da comunidade.

A Câmara tem o poder e o dever de fiscalizar e administração, cuidar da aplicação dos recursos e da observância do orçamento.  A Câmara tem a função de julgar o prefeito, o vice-prefeito, os secretários e os próprios vereadores, quando praticam ações não condizentes com interesses do município.

O Poder Legislativo é o mais representativo da comunidade, porque, representa os mais diversos setores da sociedade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário